07/12/2014

1001 Filmes para Ver Antes de Morrer - Parte 12

Navegando pela Internet atrás de filmes interessantes, encontrei uma lista sensacional, trata-se da série - 1001 Filmes para ver Antes de Morrer. Este livro é de referência, foi editado por Steven Jay Scheneider em 2003 e trás os melhores filmes catalogados pelos maiores críticos da sétima arte. Portanto, o assunto é muito sério. 

"Conforme seu título já sugere, 1001 filmes para ver antes de morrer é um livro que busca não apenas informar e sugerir mas também motivar: transformar leitores curiosos em espectadores apaixonados e deixar claro que a pressão é imensa, o tempo é curto e o número de filmes que devem ser assistidos se tornou realmente grande." (Steven Jay Schennider)

Esta lista não será por ordem cronológica e nem alfabética, mas sim, por ordem dos filmes que consigo assistir. E vamos dar sequência a PARTE 12... Confira a seguir mais 15 filmes que eu assisti e fazem parte da coletânea.

Filme: "Monstros (1932)" - Estados Unidos da América
"Nós a aceitamos, como uma de nós."

"Freaks" foi dirigido por Tod Browining. A história se passa em um circo de atrações bizarras, onde pessoas com deficiências físicas são tratadas como aberrações. Nesse circo vive a bela trapezista Cleópatra, ela e seu amante Hércules resolvem aplicar um terrível golpe em Hans, um anão que mora no circo e é herdeiro de grande fortuna. Porém, Cleópatra não contava com a intervenção dos amigos de anão. Confira mais detalhes do filme em Monstros.

Filme: "Priscilla, a Rainha do Deserto (1994)" - Austrália, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

"Eu batizo essa Barbie sobre rodas - Priscilla, a rainha do deserto"

"The Adventures of Priscilla, Queen of the Desert" foi dirigido por Stephan Elliott. Nesse filme, acompanhamos a história de Anthony e Adam (drag queens) e Bernadette (transexual). Elas são contratadas para realizar um show em Alice Springs, uma cidade remota localizada no deserto australiano e partem de Sydney a bordo de Priscilla, um ônibus, tendo a companhia de Bob, um amigo que encontram pelo caminho. Todos vão viver uma aventura inesquecível, regada ao som de músicas do ABBA. Confira mais detalhes do filme em Priscilla, a Rainha do Deserto.


Filme: "Thelma & Louise (1991)" - Estados Unidos da América
"Vá, continue. Simplesmente continue."

"Thelma & Louise" foi dirigido por Ridley Scott. Acompanhamos as aventuras de duas mulheres, Louise Sawyer que é uma garçonete e Thelma é dona-de-casa. Ambas estavam cansadas da vida monótona que levavam, resolveram deixar tudo para trás e pegar a estrada. Durante a viagem, as amigas se envolvem em vários problemas, inclusive um assassinato e decidem fugir para o México, mas acabam sendo perseguidas pela polícia americana. Confira mais detalhes do filme em Thelma & Louise.


Filme: "Juventude Transviada (1955)" - Estados Unidos da América
"Vocês estão liquidando comigo."

"Rebel Without a Cause" foi dirigido por Nicholas Ray. Jim Stark  é um encrenqueiro que acaba sendo preso de madrugada por embriaguez e desordem. No distrito policial está Judy, uma jovem que está revoltada com o pai e John Crawford que atirou em alguns cães. Após serem libertados, parecia que tudo estava resolvido, mas ao tentar fazer amizade com sua vizinha Judy, Jim cria um desentendimento com Buzz, namorado da moça e líder de uma gangue. Esta rivalidade vai gerar algumas situações com trágicas consequências para todos. Confira mais detalhes do filme em Juventude Transviada.


Filme: "Tubarão (1975)" - Estados Unidos da América
"Você vai precisar de um barco maior."

"Jaws" foi dirigido por Steven Spielberg. A história tem início quando um terrível ataque de tubarão a banhistas, dá o sinal de alerta, que a praia da pequena cidade de Amity está sendo visita por um gigantesco tubarão branco. Embora o prefeito queira esconder os fatos da mídia e da população local, o xerife local Martin Brody pede ajuda ao ictiologista  Matt Hooper e ao pescador veterano Quint para caçar o animal. Mas essa missão vai ser mais complicada do que eles imaginavam. Confira mais detalhes do filme em Tubarão.


Documentário: "Noite e Neblina (1955)" - França


"Havia apenas tristeza e morte naquele lugar."

"Nuit et Brouillard" foi dirigido por Alain Resnais. Esse documentário foi realizado em 1955 sob encomenda do Comitê da História da Segunda Guerra Mundial, o filme apresenta um perturbador registro dos locais em que até pouco tempo antes funcionavam os campos de concentração nazistas. Acompanhando as imagens do pós e da guerra, a narração de um texto do poeta francês Jean Cayrol, um sobrevivente, vamos assistindo através de imagens reais, as atrocidades cometidas dentro dos campos de concentração. Confira mais detalhes do documentário em Noite e Neblina.


Filme: "Mary Poppins (1964)" -  Estados Unidos da América, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
"Pessoas praticamente perfeitas não deixam os sentimentos se misturarem com a razão."

"Mary Poppins" foi dirigido por Robert Stevenson. A história se passa em Londres de 1910. O banqueiro, George Banks redige um anúncio pedindo uma babá, após Michael  e Jane, seus filhos, mais uma vez sumirem e fazerem a babá pedir demissão. As crianças escrevem um anúncio, que difere bastante da babá que George pensa em contratar, tanto que depois de lê-lo o rasga e joga na lareira. No entanto, os pedaços de papel milagrosamente voam juntos até uma nuvem próxima, onde está uma pessoa muito especial: Mary Poppins, que desce das nuvens até a casa dos Banks, usando um guarda-chuva mágico como pára-quedas. Michael e Jane ficam fascinados com Mary Poppins, pois ela é exatamente a babá que sempre sonharam. Confira mais detalhes do filme em Mary Poppins.


Filme: "O Piano (1993)" - Nova Zelândia
"Somos uma família e todos tem que fazer sacrifícios."

"The Piano" foi dirigido por Jane Campion. A história se passa na época vitoriana, quando a Nova Zelândia estava sendo colonizada. Ada McGrath, uma mulher que quando tinha seis anos de idade parou de falar vai morar na companhia de sua filha, Flora e se casa com Stewart num casamento arranjado.No entanto, seu marido Stewart negocia o piano de estimação e o passa para George Baines. Atraído por Ada, Baines concorda em devolver o piano em troca de algumas lições no instrumento. Mas as "aulas" se tornam encontros cada vez mais intensos, e a situação sai do controle, criando trágicas conseqüências para todos. Confira mais detalhes do filme em O Piano.


Filme: "Preciosa - Uma História de Esperança (2009)" - Estados Unidos da América
"Não importa o quão ruim eu me sinta, meu coração não para de bater e meus olhos se abrem pela manhã."

"Precious: Based on the Novel Push by Sapphire" foi dirigido por Lee Daniels. Acompanhamos a emocionante história de Claireece "Preciosa" Jones, uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Abusada sexuadamente pelo pai e psicologicamente pela mãe, a garota cresce sem conhecer os gestos de amor. O fato de ser pobre e obesa contribuem para ela sentir-se inferior. E para deixar a situação mais complicada, Preciosa tem um filho portador de síndrome de Down, que está sob os cuidados da avó. Quando engravida pela segunda vez, ela é suspensa da escola. A sra. Lichtenstein consegue para ela uma escola alternativa. Lá, Preciosa encontra um meio de fugir de sua existência traumática. Confira mais detalhes do filme em Preciosa - Uma História de Esperança.


Filme: "Amor (2012)" - Alemanha, Áustria e França


"- É bela. - O quê? - A vida. A longa vida."

"Amour" foi dirigido por Michael Haneke. O filme conta a história de Georges e Anne, eles são um casal de aposentados, pois ambos foram professores de música. O casal tem uma filha musicista que mora em outro país. Porém, certo dia, Anne sofre um derrame e fica com um lado do corpo paralisado. E a partir desse momento, o casal de idosos começa a passar por graves obstáculos, que colocarão o seu amor em teste. Confira mais detalhes do filme em Amor.


Filme: "Caravaggio (1986)" - Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
"Permitam-me que apresente o herói do momento, Michelangelo Caravaggio."

"Caravaggio" foi dirigido por Derek Jarman. Nesse filme acompanhamos a curta vida do pintor italiano Michelangelo Merisi da Caravaggio, desde sua infância, todas as decepções do início da carreira até os últimos sucessos, a amizade com o Cardeal Del Monte e a relação destrutiva com um lutador Ranncio e sua namorada Lena. Confira mais detalhes do filme em Caravaggio.


Filme: "A Origem (2010)" - Estados Unidos da América, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte


"Uma vez que uma ideia se apodera do cérebro, é quase impossível erradicá-la."

"Incepetion" foi dirigido por Christopher Nolan. Conhecemos Cobb que está entre os melhores na arte de roubar segredos valiosos do inconsciente, durante o estado de sono. Além disso, ele é um fugitivo, pois está impedido de retornar aos Estados Unidos devido à morte de Mal, sua esposa. Desesperado para rever seus filhos, Cobb aceita uma missão proposta por um empresário japonês: entrar na mente de Richard Fischer, o herdeiro de um império econômico, e plantar a ideia de desmembrá-lo. Para realizar este feito ele conta com a ajuda de sua equpe formada por Arthur, a estudante de arquitetura Ariadne e Eames, que consegue se disfarçar de forma precisa no mundo dos sonhos. Confira mais detalhes do filme em A Origem.


Documentário: "Ilha das Flores (1989)" - Brasil
"Realidade cruel, aquele tomate que foi rejeitado pelos porcos, serviu para alimentar seres humanos."

"Ilha das Flores" foi dirigido por Jorge Furtado. A história começa quando o tomate é plantado, colhido, transportado e vendido em um supermercado, porém, ele fica impróprio para o consumo e acaba no lixo. Acaba? Não. O filme segue-o até seu verdadeiro final, entre animais, lixo, mulheres e crianças. E então fica clara a diferença que existe entre tomates, suínos e seres humanos. Confira mais detalhes do documentário em Ilha das Flores.


Filme: "Preso na Escuridão (1997)" - Espanha, França e Itália
"Abra os olhos... Abra os olhos..."

"Abre los Ojos" foi dirigido por Alejandro Amenábar. Acompanhamos a história de César, umjovem e belo órfão que é dono de uma grande fortuna, herdada de seus pais. Mulherengo convicto, ele vive em uma luxuosa casa. Em uma das festas organizadas por César, seu melhor amigo Pelayo lhe apresenta uma bela jovem, chamada Sofia. César tenta conquistá-la. Nuria, a última namorada de César, acaba batendo seu carro em uma árvore. Ela morre no acidente e César, que estava junto no veículo, tem seu rosto completamente desfigurado. Após os médicos lhe dizerem que não têm como reconstituir seu rosto, César entra numa profunda depressão. Mas ocorre uma grande reviravolta. Porém, nem tudo é felicidade, coisas estranhas começam a acontecer, mostrando que o pesadelo estava apenas começando. Confira mais detalhes do filme em Preso na Escuridão.


Filme: "Gêmeos - Mórbida Semelhança (1988)" - Canadá  e Estados Unidos da América


"Onde conseguiram estes instrumentos?"

"Dead Ringers" foi dirigido por David Cronenberg. Nessa trama conhecemos os gêmeos Beverly e Elliot, ambos possuem uma clínica particular especializada em fertilidade feminina. E determinada a engravidar, aparece na clínica dos gêmeos, a atriz Claire Niveau onde descobre ter o útero tricervical. Fascinado pela da atriz, Elliot dorme com ela, e como era de prexe dos irmãos o compartilhamento de pacientes, Beverly também fica com Claire. Ao contrário de seu irmão, Beverly se apaixona pela dama, e incentivado por ela, inicia o uso de drogas. Confira mais detalhes do filme em Gêmeos - Mórbida Semelhança.


Aproveite para conferir a parte 11 dessa coletânea sensacional.

Beijos da Scheila!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário