24/11/2014

Curta-Metragem: "Corrida de Automóveis para Meninos (1914)"

"Kid Auto race at Venice" é um filme curta-metragem do cinema mudo que marca o nascimento do inesquecível Vagabundo, o personagem mais famoso de Chaplin, pois trata-se da primeira aparição do Vagabundo ou Carlitos nas telonas do cinema.

O personagem Carlitos surgiu por acaso como contou Chaplin em uma entrevista da época: "Eu não sabia o que vestir. Entretanto, a caminho do guarda-roupas, pensei: usaria uma calça larga, sapatos grandes, uma bengala e um chapéu coco. Eu queria contradições em tudo: as calças largas, o paletó apertado, o chapéu pequeno, os sapatos grandes. Estava indeciso se parecia velho ou jovem, mas lembrando de Sennet esperava que eu fosse bem mais velho, acrescentei um pequeno bigode, o qual, ponderei, acrescentaria idade sem esconder minha expressão."

Esse curta de 11 minutos é mais um clássico de Chaplin e mostra as confusões do Vagabundo (Charles Chaplin) durante uma corrida de carros para crianças. O Vagabundo queria aparecer em frente às câmeras de qualquer maneira, e acaba atrapalhando a equipe de filmagens que encontrava-se no local para cobrir o evento. O rapaz consegue irritar todos os participantes da corrida, além do público que estava assistindo a disputa.
"Corrida de Automóveis para Meninos" parece ser um filme repetitivo, mas se pararmos para pensar, Carlitos insistia em aparecer na frente das câmeras, então, essa intrusão sem fim era exatamente o que estava previsto para acontecer.

Este curta é o segundo filme de Chaplin em Hollywood, sua estreia aconteceu em 07 de fevereiro de 1914. E lá se vão mais de 100 anos do surgimento do gênio que conseguiu cravar seu nome para sempre na história do cinema mundial.

Mais detalhes do curta-metragem na página do IMDb

Classificação: Livre
Nota: 9,7

Nenhum comentário:

Postar um comentário