14/11/2014

Curta-Metragem: "A Chegada do Trem na Estação de Ciotat (1895)"

"L'arrivée d'n Train en Gare de La Ciotat" é um curta-metragem francês, gravado pelos irmãos Louis Lumière e Auguste Lumière, os 'pais do cinema'. 

O curta tem apenas 50 segundos, mas a sua importância para o história do cinema é grandiosa, pois trata-se do primeiro filme apresentado ao público. 

Os irmãos Lumière apresentaram a película no dia 28 de dezembro de 1895, na cave do Boulevard de Paris. No dia 06 de janeiro de 1896, o curta foi apresentado ao público, sendo exibido no Salão Indiano (uma sala aos fundos do café) e essa data entrou para a história como a primeira exibição pública comercial de um filme.
 
O 'curtinha' mostra a entrada de um comboio puxado por uma locomotiva a vapor em uma estação de trem da cidade costeira francesa de La Ciotat.
Como a maioria dos filmes dos irmãos Lumière, "A Chegada do Trem na Estação de Ciotat" consiste numa visão única e editada, ilustrando um aspecto da vida cotidiana. Não existem movimentos intencionais da câmera, é apenas um disparo contínuo da vida real.

Uma obra-prima simples, porém genial, que revolucionou o entretenimento de muitas pessoas. Foi num singelo minuto, que essa arte que tanto aprecio, nasceu. 

Assistir essa película é fazer uma verdadeira viagem no tempo, pois acredito que, além de mim, muitos apreciadores do cinema, gostariam de ter tido a oportunidade de presenciar esse momento único.

Mais detalhes do curta-metragem na página do IMDb

Classificação: Livre
Nota: 10,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo Correspondente