24/11/2014

Curta-Metragem: "Carlitos Repórter (1914)"

"Making a Living" é um filme curta-metragem do cinema mudo que marca a estreia de Charles Chaplin nas telonas. Foi dirigido por Henry Lehrman e produzido por Mack Sennett para os estúdios Keystone. 

O título em português foi uma estratégia para aproveitar a fama do personagem Carlitos, que surgiu um tempo depois com "Corrida de Automóveis para Meninos". É perceptível a diferença dos personagens, pois o estilo do bigodinho é diferente e as roupas são bem mais elegantes que os trajes usados pelo Vagabundo.

Nesse curta de 13 minutos, assistimos Slicker (Charles Chaplin) tentando ingressar no jornalismo, para isso, ele segue um repórter e, quando este consegue um furo de reportagem, Slicker se apropria da notícia, além de tentar roubar a namorada do repórter. Slicker é um mau caráter e vai aprontar várias confusões para conseguir o emprego.
Ao que se sabe, a repercussão deste filme não foi a esperada pelo diretor Sennett, o próprio Chaplin teria odiado o filme, principalmente por ter verificado que, na edição, Lehrman teria cortado várias gags que fariam grande diferença no resultado final. E foi por esse motivo que surgiu o famoso Carlitos no filme seguinte.

Mas de qualquer forma, no dia 02 de fevereiro de 1914 estreava nos cinemas essa relíquia, o filme que colocou o gênio Chaplin na vida de todos os apreciadores da sétima arte.

Mais detalhes do curta-metragem na página do IMDb

Classificação: Livre
Nota: 9,7

Nenhum comentário:

Postar um comentário