Filme: "A Bela e a Fera (1946)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, setembro 29, 2014

Filme: "A Bela e a Fera (1946)"

A Bela e a Fera
"O amor pode embelezar a feiura."

"La Belle et la Bête" é um filme ítalo-franco-luxemburguês que teve sua estreia em 1946 na primeira edição do Festival de Cannes. É uma adaptação do conto homônimo de Gabrielle-Suzanne Barbot que foi escrito em 1740, na França. Foi dirigido pelo poeta surrealista Jean Cocteau.

Essa fábula é teatral, surreal e poética. Os efeitos especiais, figurinos e trilha sonora são um encanto, e certamente, é um dos filmes mais belos que já assisti. Uma obra-prima que exala poesia e hipnotiza o espectador com suas belas imagens. Aqui, os significados da beleza e riqueza vão muito além da aparência física ou bens materiais e são revelados pouco a pouco. Afirmo com toda certeza, "A Bela e a Fera" é um filme mágico, e por ser surreal, é diferente de todas as outras adaptações do conto.


A Bela e a Fera
O comerciante (Marcel André) está completamente falido. Seu filho Ludovic (Michel Auclair) é um vagabundo e das suas três filhas, apenas Bela (Josette Day) é amável. Felicie (Mila Paréli) e Adelaide (Nane Germon) são malvadas e invejosas.
A Bela e a Fera
Certo dia, o comerciante acaba se perdendo na floresta e encontra um castelo misterioso. Ele entra para averiguar, mas ao ir embora retira uma rosa do jardim.
A Bela e a Fera
Nesse momento o dono do castelo aparece. É a Fera (Jean Marais), um ser metade humano, metade animal. E esse 'ser estranho' condena o comerciante à morte. 
A Bela e a Fera
Somente uma das filhas do comerciante poderia salvá-lo da morte, então Bela decide salvar a vida do seu pai e vai para o castelo.
A Bela e a Fera
Convivendo com a Fera no castelo, Bela começa a perceber que aquele ser horrendo é amável. Ela começa a gostar da Fera, no entanto, a saudade do seu pai faz a jovem pedir para ele liberá-la e assim poder rever o pai.
A Bela e a Fera
A Fera atende o pedido da moça, mas ela tem que prometer que dentro de uma semana estaria de volta, caso contrário, ele morreria. Bela aceita a condição.
A Bela e a Fera
Ao chegar na casa do seu pai, Bela desperta a inveja da suas irmãs megeras e a cobiça do seu irmão e do amigo dele. Ambos planejam matar a Fera e se apoderar de todas as riquezas.
A Bela e a Fera
Bela consegue voltar para o castelo, mas já era tarde demais, sua Fera estava muito fraca, porém, algo incrível acontece.
A Bela e a Fera
"A Bela e a Fera" é um obra-prima do cinema. Simples, mágico e singelo, mas uma dica, para assistir esse filme é preciso esquecer a versão da Disney.
A Bela e a Fera
Esse grande clássico conta a história da Bela e da Fera de uma forma mística, focando nos gestos, expressões e diálogos semelhantes aos do livro. As cenas misturam fantasia e sobriedade, e a filmagem em preto e branco realça a atmosfera dos sonhos.
A Bela e a Fera
"A Bela e a Fera" é um conto de fadas produzido para adultos, que se transformou num clássico cult, admirado pela crítica e apreciado pelo público.
A Bela e a Fera
Recomendo para todos os apreciadores dos grandes filmes clássicos.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 96 minutos
Categorias: Fantasia, Romance, Drama, Clássico, Domínio Público
Classificação: 10 anos
Minha Nota: 10,0