Filme: "Tess - Uma Lição de Vida (1979)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, agosto 19, 2014

Filme: "Tess - Uma Lição de Vida (1979)"

"Tudo é vaidade."

"Tess" é um ótimo filme de época que apresenta um conto de fadas ao avesso. Acredito que o título em português foi equivocado, pois este filme está bem longe de ser uma lição de vida, e sim, uma história de sofrimento.

Foi dirigido por Roman Polanski, sendo uma adaptação do romance de Thomas Hardy "Tess of the d'Urbervilles", considerado uma obra-prima clássica da literatura inglesa do século XIX, que foi publicado pela primeira vez em 1881. O lançamento do filme aconteceu em 1979.

Recebeu indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Música. Venceu nas categorias de Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia e Melhor Figurino.

A história gira em torno da jovem Tess Durbeyfield (Nastassja Kinski). Ela mora com a família numa propriedade rural do condado de Wessex, na Inglaterra dos anos de 1880.
A família da garota descobrem que possuem parentes muito ricos, e Tess é encarregada e visitá-los. Ela conhece seu suposto primo Alec d'Urberville (Leigh Lawson). Apesar de não haver nenhum parentesco entre eles, Alec oferece um emprego para Tess na sua casa. Porém, existia segundas intenções nessa proposta de emprego e Tess não consegue resistir aos avanços de Alec.
Após ser seduzida, a garota é abandonada por Alec e volta para a casa dos pais grávida. O bebê de Tess nasce muito doente e não sobrevive, então ela decide sair de casa e ir trabalhar numa fazenda leiteira.
É nessa fazenda que a garota conhece Angel Clare (Peter Firth), ele é filho do vigário e deseja ter sua própria fazenda. Os dois se apaixonam profundamente e não demora muito para marcarem o casório. Porém, Tess esconde seu triste passado do futuro marido.
Mas na noite de núpcias, Tess se encoraja e revela todo o seu passado para Angel. A partir desse momento a história dessa linda garota toma rumos completamente diferentes. O desfecho é surpreendente e emocionante.
"Tess - Uma Lição de Vida" é um belo filme que possui fotografia e figurinos perfeitos. E é difícil acreditar que o perturbado diretor Roman Polanski tenha produzido um filme tão delicado como este. Contudo, esta obra-prima foi uma promessa que ele fez a sua falecida esposa Sharon Tate, que foi assassinada, num dos mais bárbaros crimes da história norte-americana.
O filme só peca pela lentidão, achei um pouco cansativo, mas é uma história linda, poética e muito triste. Recomendo para todos que apreciam bons dramas.
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 186 minutos
Categorias: Drama, Romance, Clássico
Classificação: 14 anos
Minha Nota: 9,1