Filme: "O Ritual (2011)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, março 12, 2014

Filme: "O Ritual (2011)"

"O interessante sobre nós céticos... é que estamos sempre atrás de provas!"

"The Rite" é um filme baseado em fatos reais retirados do livro de mesmo nome escrito pelo jornalista Matt Baglio que conviveu por algum tempo com padres exorcistas, um deles foi Gary Thomas que realizava cursos de exorcismo em Roma para distinguir possessão de doenças mentais.

Lançado em 2011, contou com a direção de Mikael Håfström e roteiro de Michael Petroni.

A trama inicia de forma sombria numa funerária, neste local acompanhamos a preparação de uma pessoa falecida para o seu velório. Em seguida, assistimos Michael Kovak (Colin O'Donoglue) já adulto, decidido a ir para o seminário.
O Ritual
Após entrar no seminário, Michael convive com a falta de fé e o desejo de abandonar tudo. Diante desse fato, seu supervisor lhe envia para Roma. Lá Michael faria cursos sobre rituais de exorcismo, mas mesmo após as aulas e práticas de possessão, o seminarista ainda se mantém incrédulo.
Percebendo a falta de fé de Michael, o Padre Xavier (Ciarán Hinds) sugere uma visita ao jesuíta Lucas (Anthony Hopkins), considerado o melhor exocista de todos os tempos.
É nesse momento que Michael conhece Angelina (Alice Braga), uma jornalista que está disposta a enfrentar alguns perigos para escrever um livro sobre exorcismo.
O Ritual
Com o auxílio do jesuíta Lucas, Michael vai entrar em contato com o lado mais obscuro do Catolicismo. Sua fé será testada de todas as formas.
"O Ritual" é um filme interessante que difere dos outros filmes que tratam do tão 'manjado' assunto da possessão demoníaca. Questiona a fé de um seminarista, com seus medos e incredulidade, algo comum a qualquer ser humano.
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 114 minutos
Categorias: Terror, Mistério, Suspense, Drama
Classificação: 14 anos
Minha Nota: 7,5