Filme: "A Papisa Joana (2009)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, outubro 14, 2013

Filme: "A Papisa Joana (2009)"

Muitos estudiosos afirmam que uma mulher conseguiu tornar-se a comandante da maior Igreja Cristã. A Igreja Católica nega esse fato, diz que é apenas uma história inverosímil.

Essa dúvida sobre a existência de uma Papisa jamais será solucionada, já que ela viveu num dos tempos mais obscuros da história da nossa humanidade. "Die Päpstin" é uma adaptação alemã do best-seller de mesmo título. O filme foi dirigido por Sönke Wortemann e seu lançamento ocorreu em 2009.

A história tem início no ano de 814, quando nasce na aldeia alemã, uma linda menina camponesa, seu pai lhe dá o nome de Johanna von Ingelheimam. Com o passar dos anos, a menina cresce em tamanho e sabedoria, auxiliada por seu irmão mais velho, ela aprende a ler e a escrever, escondida de seu pai, um religioso extremista, que sonha ver seu filho mais velho tornando-se sacerdote.
A papisa joana  johanna
A garota cresceu com seus dois irmãos, aprendia rapidamente sobre tudo, mas sua condição feminina privava de muitas coisas. Mesmo vivendo em uma casa onde sua mãe era uma mulher submissa e sofria agressões de seu marido que a considerava pagã, mas esta sempre tentava proteger a filha, já seu pai, um homem fanático, violento e frio, não tinha piedade da mulheres, nem da sua própria filha (é impossível não sentir raiva desse homem desprezível).
A papisa joana  sua mae
Contudo, seu irmão mais velho fica muito doente e acaba não resistindo, o outro irmão foi chamado para ir ao Seminário. Como Johanna era uma menina muito esperta, decidiu fugir, indo ao encontro do irmão, ambos chegam à diocese.
Ao chegarem na diocese, Johanna não poderia ficar no mesmo alojamento com os meninos, então ela vai morar com a família do Conde Gerald (David Wenham). A garota estuda com os meninos, mas sofre muitas humilhações dos colegas e do seu educador.
Os anos passam, o carinho e respeito que Gerald tem em relação a Johanna acaba se transformando em uma grande paixão, mas o Conde é convocado para ir lutar na guerra e percebendo a aproximação de seu marido com a menina, a esposa de Gerald obriga Johanna a se casar, porém, no dia do seu casamento a cidade é invadida e por um milagre dos céus, apenas Johanna se salva.
A Papisa Joana
Sozinha e determinada, Johanna (Johanna Wokalek) decide que, a partir daquele momento se tornaria o monge João Anglico e devido sua inteligencia e conhecimentos de medicina, se torna famoso (a) na região de Roma. 
A Papisa Joana
O Papa Leão VI (Johan Goodman) encontrava-se muito doente e os Cardiais chamam Johanna para cuidar dele. 
A papisa joana  papa
Após restabelecer a saúde, o Papa fica extremamente agradecido ao monge (Johanna), o Sumo Pontífice nomeia-o Cardeal e assim, Johanna ajuda nas decisões papais. 
A Papisa Joana
Mas o destino sempre aprontando suas peripécias, coloca novamente no caminho de Johanna o seu grande amor do passado, Gerald a reconhece e tenta convencê-la a fugir com ele. 
A papisa joana gerad
O romance entre Johanna e Gerald é emocionante, confesso que senti uma tristeza profunda assistindo a cena em que Johanna estava prestes a fugir com o Conde, mas é surpreendida com a notícia que havia sido eleito (a) papa. 
A papisa joana  papisa
O anseio dos dois em ficarem juntos era gigantesco, mesmo com todas as adversidades que o destino preparou para eles. Um amor proibido, impossível? Acredito que não, mas Johanna era bondosa demais para abandonar seu povo.
A Papisa Joana
E essa emocionante história se encerra no ano de 855, mas claro que não vou revelar o final.

"A Papisa Joana" é um épico magnifico, riquíssimo em detalhes e extremamente forte, coloca diante de nossos olhos, todas as humilhações que as mulheres daquele tempo sofriam, apanhavam de seus maridos, não tinham direito a ler nem escrever e sofriam todo tipo de atrocidades, além de mostrar as muitas conspirações dentro do Vaticano, conspirações estas que envolviam poder, ambição, ganância e vaidade. Um milênio se passou e pouca coisa mudou... e o filme é, no mínimo, intrigante.
A Papisa Joana
Confira mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 149 minutos
Categorias: Drama, Romance, Épico
Classificação: 16 anos
Minha Nota: 9,7